Portal do Governo Brasileiro

OK

Sobre o Portal - Portal Premiado

imprimir imprimir

Desde o seu lançamento, em novembro de 2004, o Portal da Transparência tem conquistado um volume crescente de cidadãos que o acessam. Dia após dia, aumenta o número de dados disponibilizados por essa inovadora ferramenta de transparência pública. Face a esses crescimentos, o Portal vem logrando êxito em diversos concursos, tendo sido agraciado com alguns importantes prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, tais como:

 

> Prêmio e-Gov de 2009 categoria e-Serviços Públicos

Entregue anualmente tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

 

> 11º Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública

Em junho de 2008, o Portal da Transparência foi o vencedor, na categoria “Finanças e Administração Pública”, da 11ª edição do Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública. Foi o reconhecimento da comunidade de informática pública nacional por todos os benefícios e facilidades à disposição dos cidadãos na promoção da transparência pública e fomento ao exercício do controle social. O Prêmio Conip, no qual foram apresentadas diversas propostas inovadoras e iniciativas de sucesso de todo o Brasil, é considerado o maior prêmio de governo eletrônico do País. O prêmio prestigia os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. A premiação do Conip busca identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração, em todas as esferas governamentais, que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

 

> Prêmio UNODC de Prevenção e Combate à Corrupção

Em dezembro de 2008, o Portal da Transparência recebeu o prêmio por ter sido apresentado como exemplo de Boa Prática de governança durante a II Conferência dos Estados-Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC, na sigla em inglês), em janeiro de 2008 em Bali.

O Prêmio UNODC, Escritório Brasil e Cone Sul, é dado a indivíduos e instituições que tenham contribuído significativamente com um dos temas do mandato do UNODC no Brasil e Cone Sul: combate à corrupção e boa governança, tráfico de pessoas, segurança pública, prevenção às drogas, HIV ou Justiça Criminal.

 

> 12º Concurso Inovação na Gestão Pública

Em 2008 o Portal alcançou a 5º colocação no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com o apoio da Embaixada da França e da Cooperação Espanhola. Tal iniciativa, de freqüência anual, visa estimular a geração de iniciativas inovadoras de gestão nos órgãos públicos federais, contribuindo para que o Estado brasileiro aumente a qualidade do atendimento e melhore a eficácia e eficiência dos serviços ofertados.

 

> II Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica Sistema FIRJAN/FGV Projetos

A premiação da FIRJAN/ FGV Projetos que ocorreu em dezembro de 2007 visou prestigiar e incentivar criações na internet de serviços que facilitassem o dia-a-dia e reduzissem a burocracia para cidadãos e empresas nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Os sites foram avaliados segundo os critérios de relevância, os benefícios resultantes de sua implantação, seu estágio de desenvolvimento, grau de inovação, criatividade, ineditismo da proposta apresentada e sua acessibilidade. Nesse Prêmio, o Portal foi agraciado na modalidade G2C Federal.

 

> Prêmio TI & Governo promovido pela empresa Plano Editorial

A Plano Editorial, empresa responsável por várias publicações voltadas para o setor de tecnologia da informação (TI), como o periódico ‘Informática Hoje' e a ‘Newsletter TI & Governo', contemplou o Portal da Transparência com o Prêmio TI & Governo e o incluirá no Anuário TI & Governo 2007, a ser publicado pela Plano Editorial reunindo as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil, foi premiado na categoria e-Democracia. Entre os critérios de avaliação encontravam-se caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.