Você está aqui: Início » O Portal como Ferramenta de Controle Social

O Portal como Ferramenta de Controle Social | Portal da Transparência

COMO O PORTAL PODE AJUDAR NO CONTROLE SOCIAL?

O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro. É possível acompanhar uma série de situações pelo Portal. 


QUER VER ALGUNS EXEMPLOS?

Transferências de Recursos 

Você pode acompanhar os repasses para seu município e ver se, de fato, os serviços que receberam recursos estão sendo prestados ou se os bens foram adquiridos. Por exemplo, seu município provavelmente recebe recursos para merenda escolar. Tem merenda nas escolas?
Acesse a consulta de transferências 

Compras Governamentais

Se o seu interesse for nas compras públicas, pode acompanhar os contratos e licitações. É possível acompanhar uma série de informações, com as relativas às contratações que usaram dispensa de licitação ou aos maiores contratos com a administração pública.
> Acesse a consulta de licitações e contratos

Benefícios Sociais, Passagens e Cartões

Você pode verificar se um vereador da sua cidade não está recebendo bolsa família ou outro benefício indevido. Ou ainda identificar abusos nas viagens governamentais e nos cartões de pagamento de servidores e agentes públicos.
> Acesse a consulta de benefíciosviagens e cartões

Investimentos em Políticas Públicas 

Você pode acompanhar as políticas públicas, vendo quanto o governo está investindo em educação, saúde, segurança pública. Pode inclusive ver de forma mais detalhada: educação básica, investimentos em unidades básicas de saúde, ou construção de estabelecimentos penais.
> Acesse a consulta de despesas

Servidores Públicos Federais

Com a consulta de servidores, é possível identificar acúmulos de cargo ou pessoas ganhando acima do teto - e talvez até um caso de nepotismo ou de conflito de interesses. Além de acompanhar os gastos, é possível, por exemplo, ver quantos servidores trabalham no Ministério da Cultura e comparar.
Acesse a consulta de servidores

Notas Fiscais

Também pode checar as notas fiscais de produtos e serviços adquiridos pela Administração Pública. A partir das notas, ver se os fornecedores são íntegros e se não se encontram em algum cadastro de sanções do Poder Público Federal.
> Acesse a consulta de notas fiscais e sanções


SAIBA TAMBÉM ABAIXO O QUE É CONTROLE SOCIAL

Compreenda o que é controle social e como fiscalizar os recursos públicos aplicados pelo Poder Público. 

VIU SÓ QUANTA COISA DA PARA FAZER NO PORTAL?

Agora, para melhorar aproveitá-lo, fique de olho nas dicas de Controle Social, na seção Aprenda Mais e em outras novidades que vêm por aí!

Outra dica: não deixe de se cadastrar nas notificações do Portal e use sempre o Sistema de Informação ao Cidadão para complementar as informações.

E se achar algo suspeito, denuncie!